Postado em: 25 de abril de 2017

Colégio de Pádua completa 100 Anos

ATA DA REUNIÃO FESTIVA EM COMEMORAÇÃO AO CENTENÁRIO DO COLÉGIO DE PÁDUA, REALIZADA NO DIA 19 DE MARÇO DE 2017, NO “ANFITEATRO DAS JABUTICABEIRAS”

Abrindo a reunião, foram convidados representantes de várias Igrejas para uma celebração ecumênica: Paulo Henrique Rodrigues Brum (Pastor) e sua esposa Renata do Valle Brum - do Centro Apostólico; Mateus Albuquerque (Seminarista) e Maria Mafalda Reis Verdun (Ministra Extraordinária da Distribuição da Sagrada Comunhão) - da Igreja Matriz de Santo Antônio de Pádua - e José Carlos Soares Cruz - da Igreja Metodista. Após pronunciamentos de todos, a celebração foi encerrada com música cantada pelos presentes.

Em seguida, sob o comando do aluno Thiago Luiz Galiaço, vários estudantes apresentaram um número de dança. Continuando, sob a regência da Professora Dolores Silva Peixoto Sanches, um coral de alunos cantou as músicas: “Flor do Ipê”, “Hino do Colégio de Pádua”, “Hino do Ex-aluno” e “Feliz Aniversário” esta última, de Villa-Lobos.

Antecedendo o descerramento da placa de inauguração do “Anfiteatro das Jabuticabeiras”, usou a palavra Maria Thereza Caldas Vellasco, presidente da APLAC – Academia Paduana de Letras, Artes e Ciências, que completou seu discurso enaltecendo o nome dos quatro homenageados no Anfiteatro: Música – Adelaide Perlingeiro de Melo; Coral – Celina Heloisa Lavaquial de Castro; Teatro – Hélio Machado de Castro e Ballet – Myriam Beatriz Perlingeiro Lavaquial. Depois, Myriam Beatriz Perlingeiro Lavaquial discursou, falando de suas atividades, do Colégio de Pádua e agradecendo também pela inclusão de seu nome entre os homenageados.

Os representantes do “Grêmio Lítero-Esportivo São José”, do Colégio de Pádua, Gabriel Santiago de Oliveira Mattos (Presidente), Laura Fernandes Delgado (Vice-Presidente) e Clarissa de Jesus Vieira (Diretora Artística) falaram em nome do grupo.

A Universidade Federal Fluminense-UFF foi representada pela Diretora Maria Goretti Andrade Rodrigues, que discursou em nome da instituição.

A ex-aluna do “Colégio de Pádua”, Noemy Cruz Teixeira discursou registrando suas reminiscências de estudante na escola e leu um poema feito para o Velho Casarão (local do início do Colégio), visivelmente emocionada.

O Desembargador Índio Brasileiro da Rocha, ex-aluno, membro correspondente da APLAC, falou, revelando grande emoção, lembrando de seu tempo de aluno, de professores e de fatos que marcaram sua vida no contato com o “Colégio de Pádua”.

O Prefeito Municipal, Coronel Josias Quintal de Oliveira, usou a palavra relembrando episódios e educadores do tempo em que estudou no Colégio de Pádua.

Veja mais detalhes do Evento clicando aqui.